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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
13/02/2023 |
Data da última atualização: |
10/05/2024 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
CRISCUOLO, C. (ed.). |
Afiliação: |
CRISTINA CRISCUOLO, CNPM. |
Título: |
Atlas escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: Embrapa, 2024. |
Páginas: |
223 p. |
ISBN: |
978-65-5467-033-3 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
ODS 4. |
Conteúdo: |
A parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em suas mais diferentes áreas de atuação; a oportunidade de analisar o espaço em diferentes escalas e níveis territoriais, nos quais o local de vivência dos alunos se insere; a noção de que as atividades humanas se materializam em âmbito local e, portanto, todos devem conhecer melhor o ambiente em que vivem e que ajudam a construir; o conceito de território e suas especializações, voltadas às lógicas do mercado; a paisagem e seus elementos, formados no presente e no passado, que se sobrepõem e se integram em um conjunto de objetos que podem ser vistos e interpretados de forma crítica. Tais conexões são pesquisadas desde 2009 pela equipe do Projeto GeoAtlas, da Embrapa Territorial. A equipe também publicou o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que serviu como referência metodológica para a adaptação e elaboração do Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. MenosA parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em su... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação infanto-juvenil; Geotecnologias; Selo ODS 4; Turismo rural. |
Thesagro: |
Agricultura; Geografia; Meio Ambiente. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/266358/1/6095.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
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Origem |
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Status |
URL |
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Registros recuperados : 365 | |
1. | | MELLO, S. C. M. de. Recursos genéticos de microrganimos. In: ALBUQUERQUE, A. C. S.; SILVA, A. G. da (Ed.). Agricultura tropical: quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2008. Pt. 7. Cap. 3. v. 2. p. 679-700. il. Color.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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2. | | MELO, D. F.; MELLO, S. C. M. Method for large-scale production of Dicyma pulvinata. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE MICROBIOLOGÍA, 18.; CONGRESO CHILENO DE MICROBIOLOGÍA, 28.; CONGRESO CHILENO DE MICROBIOLOGÍA E HIGIENE DE LOS ALIMENTOS, 3., 2006, Pucón, Chile. Resúmenes... Santiago, Chile: Sociedad de Microbiología de Chile, 2006. Posters. p. 159.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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5. | | REIS, M. T.; MARTINS, I.; MELLO, S. C. M. de. Antagonismo de Trichoderma spp. contra Sclerotinia sclerotiorum. Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 36, p. 491, 2011. Edição dos resumos do 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves. Resumo 1480.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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6. | | MENEZES, J. E.; MARTINS, I.; MELLO, S. C. M. de. Avaliação da longevidade, pelo método castellani, dos isolados da coleção de fungos fitopatogênicos do Laboratório De Fitopatologia do Cenargen. In. CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014. Resumo. 618. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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7. | | CARVALHO FILHO, M. R.; MELLO, S. C. M. de. Avaliação de trichoderma spp. no controle de mancha foliar do eucalipto in vitro e esporulação em dois substratos sólidos. Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 34, p. S64, 2009. Suplemento. Edição dos Resumos do XLII do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Rio de Janeiro, RJ, 2009.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
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